ortodontia

A ortodontia e a ortopedia facial visam a harmonia dos dentes superiores e inferiores, lábios e ossos maxilares, buscando a beleza do sorriso e o equilibrio da face. Neste tratamento, o beneficio estético fica muito claro, pois o reposicionamento dos dentes oferece ao paciente um sorriso muito mais bonito e agradável. Além disso, existe uma grande melhora na função mastigatória, conferindo mais saúde e qualidade de vida.

As causas dos problemas de má-oclusão são muitas. Podem ser hereditárias (dentes muito próximos ou separados demais, falta ou excesso de dentes etc.), adquiridas (hábitos bucais, como sucção do dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce dos dentes, etc.) ou movimentação dentária causada por doenças gengivais. A má-oclusão também pode causar incômodo durante a mastigação e provocar dor na região da cabeça e do pescoço, nos ombros e nas costas.

Atualmente, contamos com uma série de alternativas para a correção do posicionamento dos dentes que vão desde os tratamentos convencionais até a utilização de métodos avançados e estéticos. A ortodontia melhora nossa estética e saúde bucal, uma vez que o posicionamento e alinhamento perfeito dos dentes contribuem para um sorriso encantador e ajudam a proteger de doenças do periodonto (gengiva, ossos e ligamentos).

Diversos tratamentos são possíveis:

  • Fisioterapia bucal;
  • Botox;
  • Terapia medicamentosa;
  • Placas oclusais miorrelaxantes de acrílico;
  • Terapia oclusal (reabilitação dentária, ortodontia, implantes);
  • Cirurgia minimamente invasiva (Artroscopia de ATM);